A Associação de Lojistas de Material de Construção de Mato Grosso (Acomac-MT) e o Sindicado Varejista de Material de Construção de Mato Grosso (Sindcomac-MT) estão pleiteando, junto à senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que seja apresentado um projeto de lei que desonere de impostos federais, tais como PIS e Cofins, os produtos que foram destinados a doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A iniciativa visa a estimular arrecadar recursos e materiais de construção para apoiar a reconstrução das áreas afetadas e proporcionar alívio imediato às comunidades atingidas. Inúmeros lojistas associados à Acomac já se mostraram dispostos a ajudar.
Em resposta à demanda, a senadora já enviou ofícios à Casa Civil, à Receita Federal, ao Ministério da Fazenda e ao Confaz solicitando a isenção de impostos.
“Esta medida visa facilitar a doação de materiais e aumentar a quantidade de recursos disponíveis para ajudar as vítimas das enchentes, reduzindo os custos adicionais que podem onerar os doadores”, afirma a presidente da Acomac-MT, Lucimar Trindade Bigolin.
A campanha da Acomac-MT destaca a importância da solidariedade entre estados em momentos de calamidade e busca mobilizar tanto lojistas quanto a população em geral para contribuírem com doações. Essas doações podem incluir materiais como cimento, tijolos, telhas, ferramentas, entre outros itens essenciais para a reconstrução de moradias e infraestruturas danificadas pelas enchentes.